Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo divulga nota sobre denúncias de irregularidades em agrotóxicos

No documento, governo esclarece que o caso está sendo apuradas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo o Ministério Público Federal e a Policia FederalO Ministério da Agricultura, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgaram nota conjunta sobre as denúncias de irregularidades nos procedimentos de avaliação toxicológica do fungicida Locker, da FMC, e do inseticida Diamante BR, da Ourofino, cujos registros estão suspensos. O ex-gerente-geral de toxicologia da Anvisa, Luiz Cláudio Meirelles, denunciou que os processos de registro dos dois produtos t

Na nota conjunta, os órgãos governamentais argumentam que “a legislação de agrotóxicos no Brasil está alinhada com o conhecimento de vanguarda, o que é pertinente para um país que possui bases agrícolas fortes e consolidadas”. Segundo o governo, os requisitos para avaliações toxicológicas (pela Anvisa), ambientais (pelo Ibama) e agronômicas (pelo Ministério da Agricultura) “estão baseados em critérios científicos validados, rastreáveis e harmonizados pela comunidade científica internacional”.

O governo esclarece que as denúncias de irregularidades apresentadas no âmbito da Anvisa estão sendo apuradas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo o Ministério Público Federal e a Policia Federal. A Anvisa determinou auditoria em todos os processos que passaram por análise desde o ano de 2008 e os resultados serão acompanhados pelo Ministério da Agricultura e Ibama, visando a adoção imediata de medidas, caso sejam identificadas irregularidades.

O Ministério da Agricultura e o Ibama informam que também tomaram providências no sentido de auditar os processos referentes aos agrotóxicos sobre os quais foram identificadas possíveis irregularidades na Anvisa. Na nota, as instituições “expressam o compromisso com o rigor na apuração dos fatos denunciados, com a transparência dos seus resultados e com o aprimoramento contínuo do sistema regulatório de agrotóxicos no país”.

Sair da versão mobile