Os produtores rurais do Maranhão ganharam um aliado para combater a crise causada pela pandemia de Covid-19. Eles já podem se cadastrar na Central Virtual de Abastecimento e divulgar seus produtos, que ficarão acessíveis a compradores de todo o país.
Criada pelo Governo do Estado, a central é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e tem como objetivo promover a comercialização dos itens da produção familiar, minimizando os impactos do novo coronavírus.
Podem se cadastrar produtores de diversos setores, desde hortaliças, frutas e verduras, até doces e animais (porco, galinha, bode, peixe e outros). Ao todo, mais de 50 produtores já estão inscritos na plataforma e ao se cadastrar, o produto fica acessível aos compradores e o produtor tem autonomia para realizar as negociações.
“Não tem atravessador. Tudo é feito diretamente entre produtor e comprador. A central é como uma feira virtual, uma ferramenta importante para divulgação e comercialização dos itens da produção rural maranhense, neste momento de pandemia”, explica o superintende da Sagrima e responsável pela Central Virtual de Abastecimento, Fernando Trinta.
Ele destaca ainda que o produtor que possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) deve informar, pois esse documento também possibilita compras com órgãos públicos.
Ao acessar a página da central, o produtor faz o preenchimento do formulário na aba ‘Cadastro do Produtor’. A página também contém informações sobre a central e um mapa dos produtores locais inscritos, contendo nome, contato e produtos disponíveis.