Governo elevará mistura de etanol em junho de 2013

Prazo pode ser antecipado caso haja oferta suficiente para atender à demandaO diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Helder Queiroz confirmou para 1º de junho a data prevista pelo governo para elevar a mistura de etanol anidro na gasolina, com o prazo podendo ser antecipado caso haja oferta de etanol suficiente para atender à demanda.

Queiroz, no entanto, declinou de comentar detalhes, já que o assunto não é de sua competência dentro da agência. O ministério de Minas e Energia teria estabelecido, há algumas semanas, o prazo para o aumento da mistura de 20% para 25% em 1º de junho, mas não fez o anúncio oficial.

A elevação da mistura poderia ser antecipada em um par de meses a depender do resultado da próxima safra, que se inicia em abril. O aumento da mistura vai ao encontro dos anseios da Petrobras, já que haveria redução do consumo de gasolina. Para atender ao mercado interno, a Petrobras está importando volumes grandes de gasolina no mercado exterior a preços acima dos praticados internamente, tendo prejuízo na área.