Governo do Estado do Rio de Janeiro reduz ICMS sobre produção de etanol para 2%

Medida visa o aumento no prazo de dez anos da produção local do biocombustívelO governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), assina nesta quarta, dia 29, decreto que baixa de 24% para 2% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) incidente na produção de etanol. A medida visa o aumento no prazo de dez anos da produção local do biocombustível. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio, Júlio Bueno, disse que o decreto tem o objetivo de incentivar a produção de etanol.

– Nosso compromisso é a produtividade. Esperamos que, em dez anos, atraídos pelo incentivo, surjam de quatro a cinco novas usinas, que aumentem a produção do Estado, que é pequena em relação à média nacional – disse Bueno, antes da abertura do seminário “Rio Capital da Energia”.

Na safra passada, o Estado do Rio de Janeiro produziu 70 milhões de litros de etanol, o que representa apenas 0,5% da produção nacional de 14 bilhões de litros.

– O Rio consome em média 5% da produção nacional, o que demonstra haver espaço para crescer a produção e atender à demanda – afirmou o secretário.