Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo estuda aumentar número de Estados aptos a exportar tabaco para a China

Hoje só Rio Grande do Sul, Bahia e Alagoas estão autorizados a vender o produto ao país asiático, maior consumidor do mundoO Brasil quer aumentar o número de Estados aptos a exportar tabaco para a China. Atualmente, só Rio Grande do Sul, Bahia e Alagoas estão autorizados a vender o produto ao país asiático, maior consumidor mundial. O assunto foi discutido nesta quarta, dia 26, em Brasília, entre representantes do governo federal e do setor produtivo.

O Ministério da Agricultura está otimista com a possibilidade de abertura do mercado chinês para produtores de Santa Catarina e Paraná. Segundo o Departamento de Sanidade Vegetal, as condições de produção nos dois Estados são bastante parecidas com as do Rio Grande do Sul. A expectativa é pelo envio de uma missão técnica chinesa que avaliará os requisitos fitossanitários.

— Essas exigências são justificáveis tecnicamente e o Brasil tem plenas condições de atendê-las tanto nos Estados do Sul quanto nos Estados do Nordeste. Caso a China libere a missão para vir ainda neste ano, muito provavelmente ainda em 2012 ou no início do ano que vem nós estaremos com isso liberado — afirma o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Cósam Coutinho.

Os integrantes da Câmara Setorial do Tabaco também debateram a possibilidade de o Brasil reduzir a área plantada de fumo. A restrição será discutida por diferentes países em novembro, na Coreia do Sul.

— A posição da Câmara é muito clara, e acreditamos que isso é um contrassenso real que está acontecendo. Achamos totalmente contrário aos interesses do setor, um setor que tem uma grande importância e social — diz o presidente da Câmara Setorial do Tabaco, Romeu Schneider.

Sair da versão mobile