Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo estuda como reajustar preço de Belo Monte

Investidores sugeriram correção monetária à tarifa-teto definida no edital da hidrelétricaO secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nessa segunda, dia 29, que o governo estuda a criação de algum mecanismo para ajustar o preço-teto da energia da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), sem alterar o edital do leilão. No entanto, ainda não há nenhuma decisão tomada. Em documento entregue ao governo, os investidores interessados na usina sugeriram aplicar uma "correção monetária" à tarifa-teto de R$ 83 por megawatt-hora (MWh) definida no edi

? Está em análise, esse é um dos pleitos ? disse Zimmermann, após o lançamento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2.

Apesar de estar aberto ao diálogo, o governo não quer nem pensar em mudar o edital, sob risco de atrasar o leilão, marcado para o dia 20 de abril.

Além da elevação do preço-teto, os investidores querem o aumento de 20% para 30% na fatia da energia a ser comercializada no mercado livre, onde conseguem vender a energia por preços melhores. O teto de R$ 83 por MWh vale para a energia de Belo Monte que será comercializada no chamado “mercado cativo”, formado pelas distribuidoras que revendem a energia para os consumidores residenciais. O mercado livre, por sua vez, é formado por grandes consumidores, como indústrias, que negociam seus megawatts diretamente com os geradores. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sair da versão mobile