? Com o aumento da renda, com a necessidade de incentivar essa demanda interna, bem como para atender o consumo local gerado pelas políticas de inclusão da bebida na merenda escolar, iniciamos as negociações para a criação de um mecanismo de formação de estoques mínimos ? disse Sampaio.
De acordo com o secretário, a negociação entra agora em um campo jurídico, cujas ações visam estabelecer uma política conjunta de estoques de suco de laranja, que ficará a cargo das equipes técnicas da secretaria e do Ministério da Agricultura.
? Vamos discutir o que pode ser feito com a maior transparência possível ? ressaltou.
Safra
Além dos estoques, Rossi e Sampaio conversaram sobre a estimativa da safra de laranja 2011 em São Paulo, cujo levantamento é feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estatal ligada ao ministério, em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura. Ficou acordado que a nova estimativa, que trará números mais concretos da safra, será divulgada durante a Agrishow, entre 2 e 6 de maio, em Ribeirão Preto (SP). No primeiro levantamento, divulgado em 21 de fevereiro, a Conab estimou que a safra paulista de laranja em 2011 poderá atingir 353 milhões de caixas de 40,8 kg, alta de 9,56% sobre as 322,2 milhões de caixas da safra 2010. No entanto, a Conab alertou que os dados poderiam mudar em função do clima. O levantamento a ser divulgado em maio deve ser finalizado no início deste mês.
? Os números serão divulgados pelo ministro e pelo meu substituto na secretaria ? afirmou Sampaio.