? Intenção é organizar novas maneiras de produzir fertilizantes no Brasil, para superar a dependência de importação e rearrumar o mercado agrícola, para proteger os produtores dos cartéis de fornecedores de insumos e de comercialização ? disse Vargas
O tema está sendo discutido pelo governo federal com os estados da região. Não há previsão para o anúncio das medidas.
O subsecretário defendeu ainda a flexibilização das regras para funcionamento de aeroportos na região, para desenvolver a aviação local e facilitar o deslocamento da produção, e a restauração das rodovias.
? Precisamos superar o falso conflito entre forças preservacionistas e
desenvolvimentistas, pois o problema da Amazônia é menos ambiental que econômico e menos econômico que político. Percebemos que há milhões de interesses legítimos que são apresentados de maneira difusa, pede-se muito e ganha-se pouco. É necessária uma ação coordenada para construir um projeto de desenvolvimento que encarne as prioridades da região e promova no país a importância de se inaugurar um novo modelo de desenvolvimento, distinto daquele aplicado em São Paulo, que é baseado na industrialização, e no Nordeste, que é estruturado em medidas de caráter compensatório ? explicou o subsecretário.