Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo estuda formas de reduzir importação de fertilizantes na agricultura

Tema está sendo discutido pelo governo federal com os Estados da região amazônicaA Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República está coordenando um estudo sobre medidas para facilitar o acesso aos fertilizantes e a comercialização da produção na região amazônica. A informação foi dada nesta quarta, dia 20, pelo subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da SAE, Daniel Barcelos Vargas, em audiência pública da Comissão da Amazônia para discutir o Plano Amazônia Sustentável Aquicultura e Pesca.

? Intenção é organizar novas maneiras de produzir fertilizantes no Brasil, para superar a dependência de importação e rearrumar o mercado agrícola, para proteger os produtores dos cartéis de fornecedores de insumos e de comercialização ? disse Vargas

O tema está sendo discutido pelo governo federal com os estados da região. Não há previsão para o anúncio das medidas.

O subsecretário defendeu ainda a flexibilização das regras para funcionamento de aeroportos na região, para desenvolver a aviação local e facilitar o deslocamento da produção, e a restauração das rodovias.

? Precisamos superar o falso conflito entre forças preservacionistas e
desenvolvimentistas, pois o problema da Amazônia é menos ambiental que econômico e menos econômico que político. Percebemos que há milhões de interesses legítimos que são apresentados de maneira difusa, pede-se muito e ganha-se pouco. É necessária uma ação coordenada para construir um projeto de desenvolvimento que encarne as prioridades da região e promova no país a importância de se inaugurar um novo modelo de desenvolvimento, distinto daquele aplicado em São Paulo, que é baseado na industrialização, e no Nordeste, que é estruturado em medidas de caráter compensatório ? explicou o subsecretário.

Sair da versão mobile