Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo estuda intervenções para garantir preço

Políticas atuais não coibem voltatilidade, diz secretário André Nassar

Fonte: Manaíra Lacerda/Canal Rural

O governo está formulando novas formas de intervenção para minimizar a volatilidade e garantir preços mínimos no mercado doméstico de commodities agrícolas.

– As políticas existentes não estão preparadas para coibir esta volatilidade – disse o secretário de Política Agrícola, André Nassar, do Ministério da Agricultura. Ele participa nesta quinta, dia 16, do seminário “Agricultura no Brasil, Perspectivas e Desafios”, da FGV Projetos, em São Paulo.

Segundo Nassar, é prioridade zero da secretaria formular essas novas políticas que devem favorecer em um primeiro momento as cultura do algodão e café. Ele não deu detalhes sobre os planos, mas disse que esses mecanismos devem ser implementados em 2016.

Nassar afirmou, ainda, que é preciso encontrar novas fontes de crédito, além do oficial, para financiar a agricultura.

– Se a produção, principalmente de soja e milho, crescer de forma agressiva, com o melhoramento da logística do País, é muito provável que o crédito não acompanhe – disse.

Nos últimos anos, a garantia de preço mínimo é realizada por meio de mecanismos como Aquisições do Governo Federal (AGF), aplicadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para recompor os estoques reguladores; Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), por meio do qual o governo ‘paga’ ao agricultor a diferença entre o preço mínimo e o valor de mercado; e o Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), subsídio para reduzir o custo do frete. 

Sair da versão mobile