Rocha abordou a armazenagem dentro da política de regionalização defendida pelo Ministério, também destacou a utilização de consórcios públicos para execução dessas políticas e reiterou a importância da certificação das unidades armazenadoras. Dos 4.826 armazéns existentes no Rio Grande do Sul, apenas 431 estão credenciados junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ou seja 8,9%.
Sobre a certificação, o secretário ressaltou a importância e disse ser o reconhecimento formal, concedido por um organismo autorizado, de que uma entidade tem competência técnica para realizar serviços específicos. O Brasil é o único país no mundo que tem um sistema específico de qualificação da atividade armazenadora.
– O Ministério está trabalhando na construção de uma política de armazenagem para constar no Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014. A novidade é possibilitar permitir o credenciamento de pessoas físicas junto à Conab – salientou.
Caio Rocha está em Restinga Seca, onde participa no sábado, dia 23 de fevereiro, da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento será aberto oficialmente pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. A cerimônia está prevista para às 10h30min, no Centro de Eventos do município gaúcho.
Governo expõe política de armazenagem para o setor do arroz
Política para safra 2012/2013 foi detalhada pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio RochaA política de armazenagem para a orizicultura safra 2012/2013 foi detalhada pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, durante evento que integra a programação da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Restinga Sêca, no Rio Grande do Sul.