Governo federal apresenta novo plano para aprovação do Código Florestal na Câmara

Ideia é votar texto que passou pelo Senado com promessa de que em breve serão encaminhadas alterações que beneficiem pequenos produtoresNa véspera da votação do Código Florestal, o governo federal apresentou um Plano B. A ideia é convencer os partidos a votarem o mesmo texto que passou pelo Senado com a promessa de que em breve o governo irá encaminhar alterações que beneficiem os pequenos produtores.

A previsão é que o projeto seja votado nesta terça, dia 24. Pela manhã, os ministros da Agricultura, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e das Relações Institucionais se reúnem com os líderes de partidos na Câmara para convencê-los em aprovar o mesmo texto que saiu do Senado. A promessa é que as modificações para beneficiar os pequenos produtores serão feitas em breve.

O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, afirmou que a posição do partido é pela aprovação do texto do Senado. Conforme o parlamentar, o relatório do deputado Paulo Piau é um retrocesso na comparação com o Senado.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, foi até a Câmara negociar com o líder do governo, Arlindo Chinaglia, uma alternativa que agrade a presidente Dilma.

– Não podemos deixar perder um metro de terra produtiva e não podemos atingir a questão da sustentabilidade e nosso meio ambiente – afirmou Mendes Ribeiro Filho.

– Um dos aspectos que merecem atenção são os pequenos produtores rurais. Quando você tem uma área pequena e você tem hipoteticamente um grande rio, um rio de porte médio, isso precisa ser trabalhado tanto na reserva legal quanto APP – disse Chinaglia.

O relator, que apresentou um parecer sem prever a recomposição de matas ciliares, apoia a proposta do governo, desde que os partidos concordem com a medida.

– Esse é um caminho, como é um caminho também tirar as faixas do governo e fazer correção e escolher a melhor proposta. Mas se é trazido pelo líder Arlindo Chinaglia é claro que nós temos que analisar, convencer os líderes da casa de que esse é um caminho possível – afirmou Piau.

>>Veja mais informações no site especial sobre o Código Florestal

>>Enquete: Com a provável aprovação do novo Código Florestal no Congresso, você acha que a sua produção de gado e leite será prejudicada?

Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado no Senado