Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo federal apresenta novo plano para aprovação do Código Florestal na Câmara

Ideia é votar texto que passou pelo Senado com promessa de que em breve serão encaminhadas alterações que beneficiem pequenos produtoresNa véspera da votação do Código Florestal, o governo federal apresentou um Plano B. A ideia é convencer os partidos a votarem o mesmo texto que passou pelo Senado com a promessa de que em breve o governo irá encaminhar alterações que beneficiem os pequenos produtores.

A previsão é que o projeto seja votado nesta terça, dia 24. Pela manhã, os ministros da Agricultura, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e das Relações Institucionais se reúnem com os líderes de partidos na Câmara para convencê-los em aprovar o mesmo texto que saiu do Senado. A promessa é que as modificações para beneficiar os pequenos produtores serão feitas em breve.

O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, afirmou que a posição do partido é pela aprovação do texto do Senado. Conforme o parlamentar, o relatório do deputado Paulo Piau é um retrocesso na comparação com o Senado.

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, foi até a Câmara negociar com o líder do governo, Arlindo Chinaglia, uma alternativa que agrade a presidente Dilma.

– Não podemos deixar perder um metro de terra produtiva e não podemos atingir a questão da sustentabilidade e nosso meio ambiente – afirmou Mendes Ribeiro Filho.

– Um dos aspectos que merecem atenção são os pequenos produtores rurais. Quando você tem uma área pequena e você tem hipoteticamente um grande rio, um rio de porte médio, isso precisa ser trabalhado tanto na reserva legal quanto APP – disse Chinaglia.

O relator, que apresentou um parecer sem prever a recomposição de matas ciliares, apoia a proposta do governo, desde que os partidos concordem com a medida.

– Esse é um caminho, como é um caminho também tirar as faixas do governo e fazer correção e escolher a melhor proposta. Mas se é trazido pelo líder Arlindo Chinaglia é claro que nós temos que analisar, convencer os líderes da casa de que esse é um caminho possível – afirmou Piau.

>>Veja mais informações no site especial sobre o Código Florestal

>>Enquete: Com a provável aprovação do novo Código Florestal no Congresso, você acha que a sua produção de gado e leite será prejudicada?

Infográfico: Confira os dois lados do relatório
do Código Florestal aprovado no Senado

Sair da versão mobile