Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo federal confirma Antônio Andrade como novo ministro da Agricultura

Deputado federal e presidente do PMDB de Minas Gerais foi anunciado nesta sexta, dia 15, como substituto de Mendes Ribeiro FilhoO deputado federal e presidente do PMDB de Minas Gerais, Antônio Andrade, é o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, anunciou na noite desta sexta, dia 15, a presidente Dilma Rousseff. Andrade substitui o também peemedebista Mendes Ribeiro Filho, que deixou a pasta nesta sexta. A posse do novo ministro está marcada para a manhã deste sábado, dia 16.

>> Antônio Andrade falou ao Canal Rural sobre os desafios à frente do Ministério da Agricultura

A mudança integra uma mini reforma ministerial anunciada no início da semana. A troca de titulares da pasta seria parte de um acordo com o PMDB de Minas Gerais, que incluiu apoio à candidatura de Patrus Ananias, do PT, à prefeitura de Belo Horizonte, em 2012. Outra justificativa seria a possibilidade do governo obter apoio político na eleição presidencial do próximo ano.

A proposta do Ministério da Agricultura, que teria sido apresentada pelo PMDB à presidente, seria de deslocar Mendes Ribeiro para a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). Segundo assessores, porém, Mendes Ribeiro não irá assumir a SAE, como foi cogitado. Ele deve retomar o mandato como deputado federal.

Em nota oficial divulgada na noite de sexta, a Presidência da República anunciou também mudanças nos titulares do Ministério do Trabalho e Emprego e na Secretaria de Aviação Civil. O advogado Manoel Dias assume como ministro do Trabalho no lugar de Brizola Neto. A Secretaria de Aviação Civil será dirigida pelo ministro Wellington Moreira Franco, que deixará a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

O novo ministro da Agricultura

Natural de Patos de Minas (MG), Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, de 59 anos, é engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e produtor rural com foco na pecuária leiteira. Filiado ao PMDB desde 1987, foi prefeito de Vazante (MG), e deputado estadual por três mandatos.

Como deputado federal, está em seu segundo mandato, é já foi membro da Comissão de Agricultura da Câmara e presidente da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva do Leite. Em 2009, foi eleito presidente da Executiva Estadual do PMDB de Minas Gerais e e, em 2012, foi eleito presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

A posse de Antônio Andrade ocorre neste sábado, dia 16, antes da viagem da presidente Dilma Rousseff a Roma, para acompanhar a missa que vai inaugurar o pontificado do Papa Francisco. No lugar de Andrade na Câmara Federal, assume o deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), presidente executivo do Conselho Nacional do Café.

Repercussão

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesario Ramalho da Silva, recebeu com apreensão a escolha do deputado federal Antônio Andrade para ocupar o lugar de Mendes Ribeiro Filho no Ministério da Agricultura. Para Ramalho, a indicação de Andrade preocupa, já que o deputado deve concorrer à reeleição em 2014, o que deixaria a pasta novamente sem um titular.

– Infelizmente, gera preocupação e ansiedade, pois nós temos no Ministério da Agricultura o centro da maior importância, onde são geridas as políticas de apoio e incentivo ao produtor. Os temas complexos da agropecuária exigem alguém definitivo no cargo. O deputado Antônio Andrade fatalmente será candidato em 2014 – disse.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile