Os produtores argumentam que as sementes para a próxima safra já foram comercializadas respeitando a classificação atual. A mudança no sistema, que entra em vigor em 1º de junho, atrapalharia as vendas.
? Isso vai impactar em problemas jurídicos, de comercialização, essa entrada dessa nova classificação. O pedido é que seja para 2012 ? relata Rui Polidoro, presidente da Câmara Setorial de Culturas de Inverno.
O governo prometeu analisar o pedido e sinalizou que irá divulgar medidas de apoio a cultura. Entre as áreas contempladas devem estar o preço mínimo, custeio de safra e uma forma de regular a importação de farinha vinda da Argentina.
? Todos esses assuntos nós vamos observar e há possibilidade de alguns deles serem atendidos a medida que houver possibilidade de não interferir no mercado. Para março nós com certeza estaremos com esse plano na rua e já atendendo todas a medidas que podem ajudar a triticultura nacional ? ressalta Sílvio Farnese, coordenador-geral de Cereais e Culturais Anuais do Ministério da Agricultura.