O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e entidades representativas do agronegócio do Rio Grande do Sul estiveram reunidos em uma reunião no final desta quinta-feira (29) para tratar dos últimos detalhes de anúncio de medidas aos produtores gaúchos impactados pela catástrofe de maio.
Em entrevista exclusiva ao Canal Rural, o presidente das Organizações Cooperativas do Rio Grande do Sul (OCERGS), Darci Hartmann, destacou que o anúncio deve ser feito durante a Abertura Oficial da 47ª Expointer, prevista para ocorrer as 10h desta sexta-feira (30), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Após dizer que não conseguiria ir ao evento pela indisponibilidade de um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), o ministro Carlos Fávaro voltou atrás e destacou que estará presente na abertura da feira. Lá, ele deve se unir ao ministro extraordinário da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, para anunciar as medidas.
Conforme antecipou Hartmann, o anúncio deve incluir adequações na normativa que deve ser enviada ao Conselho Monetário Nacional (CNM) para ajustar a Medida Provisória 1247 para que produtores consigam usar as resoluções presentes no documento para repactuar as dívidas.
“Já conseguimos vislumbrar no horizonte a solução de boa parte das dificuldades dos produtores”, completa.
Outras medidas
Nesta quinta-feira ainda ocorreu uma reunião em Brasília com bancos e instituições de crédito e ministérios sobre o seguro rural e negativação.
“Acreditamos que até terça-feira, que é quando essa normativa irá para o CNM, ainda poderemos melhorá-la muito para atender o maior número possível de pendências de produtores e também cooperativas e cerealistas”, afirma o dirigente.
O produtor rural e um dos organizadores do movimento SOS Agro RS, Lucas Schaffer, disse que a expectativa é grande principalmente pela proximidade do plantio da safra 2024/25.
“Estávamos esperando o ministro para uma reunião. Acho que sou um dos mais otimistas porque a maioria não acredita que venha algo efetivo e isso é muito preocupante”, completa.