Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

GOVERNO

Governo federal edita decreto para desenvolvimento do Matopiba

Matopiba deve somar 11 milhões de hectares de área plantada até 2033. A área engloba 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares

tesouro escondido do matopiba - distrito de rosário
Foto: Canal Rural Bahia/reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira (3), um decreto que estabelece o comitê gestor responsável por elaborar o Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (PDA-Matopiba). A região abrange os estados do Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

O plano tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico, ambiental e social da região de forma sustentável. Para isso, deverá orientar programas, projetos e ações federais relativos às atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais a serem implementados na área de abrangência do Matopiba.

O comitê gestor terá 180 dias para elaborar e aprovar o PDA-Matopiba. Ele será composto por representantes dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Casa Civil, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Integração; além de representantes dos Executivos estaduais e da iniciativa privada.

O decreto define que o plano deverá seguir as seguintes diretrizes:

  • Desenvolvimento agropecuário com base na sustentabilidade agroambiental e gestão territorial;
  • Aumento da eficiência da infraestrutura logística;
  • Ampliação e fortalecimento da agricultura, pecuária e agroindústria familiar.

Matopiba

O Matopiba é uma região com grande potencial agrícola.

Na última safra, a região produziu 35 milhões de toneladas de grãos, um crescimento de 92% em comparação com 10 anos antes.

O território deve somar 11 milhões de hectares de área plantada até 2033. A área engloba 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares.

O plano de desenvolvimento do Matopiba é uma importante iniciativa para o futuro da região. O plano tem o potencial de promover o desenvolvimento econômico, ambiental e social da região de forma sustentável, beneficiando a população local e o país como um todo.

Sair da versão mobile