Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo federal estuda fazer concessão de unidades de conservação

Projeto piloto deve incluir parques nacionais do Ceará e do PiauíO governo federal estuda fazer a concessão de unidades de conservação no país. Um acordo para estimular as parcerias público-privadas foi assinado nesta quinta, dia 20, no Ministério do Meio Ambiente. Vão fazer parte do projeto piloto dois parques nacionais do Ceará e dois do Piauí.

O acordo foi assinado pelas ministras do Meio Ambiente e do Planejamento. O estudo quer determinar quais atividades econômicas podem ser permitidas nessas áreas, de acordo com a legislação ambiental. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o governo espera com isso não só ter concessão de serviços, qualificação, geração de empregos e maior extensão de pesquisa nas áreas, mas também ter as áreas visíveis e sendo usadas pela população brasileira.

? Esperamos gerar renda no entorno. Temos algumas experiências bem sucedidas, como o Parque Nacional do Iguaçu, mas precisamos fazer mais ? aponta a ministra.

Segundo Izabella, a expectativa é dobrar o investimento por quilômetro quadrado nas áreas protegidos já no primeiro ano de concessão. O Brasil investe em média R$ 5 por quilômetro quadrado, enquanto os Estados Unidos investem R$ 156.

A intenção do governo federal é que o primeiro edital de concessão seja lançado antes da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada em maio do ano que vem.

Sair da versão mobile