— Os descontos são diferenciados dos descontos praticados no mercado para o próprio produtor rural. Sendo produtor filiado ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), ele tem um desconto diferenciado do mercado — explica o supervisor de vendas diretas, Luís Novita.
Para financiar, o pequeno agricultor precisa antes procurar a Emater e elaborar um projeto técnico. Depois a proposta será encaminhada para um dos bancos credenciados ao Pronaf.
— (os beneficiados) São agricultores familiares que já produzem e precisam dessa camioneta para agregar valor — afirma o coordenador do Programa Mais Alimentos, Marco Antônio Viana Leite.
A ideia do programa é facilitar o transporte dos produtos vendidos em mercados e feiras. Cada camioneta tem capacidade de até 750 quilos, considerado o suficiente para atender a necessidade de um produtor.
— Isso traz para os agricultores uma necessidade que ele tenha muito certo que o seu projeto possa criar condições para que ao longo dos 10 anos de financiamento ele tenha efetivamente as condições de pagamento das parcelas e, consequentemente, melhorar sua condição de vida — diz o secretário de Política Agrícola da confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris.