Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo federal instala cisternas de polietileno para aplacar falta de água no semiárido nordestino

Com seca há cerca de um ano, algumas regiões enfrentam problema de abastecimento para consumo humanoO risco de falta de água para consumo humano assombra pequenos produtores do semiárido do Nordeste. A estiagem que atinge a região é uma das piores dos últimos anos, segundo os agricultores. A saída encontrada foi a construção de cisternas de polietileno, que podem ser instaladas e utilizadas em seis horas, para captar a água da chuva. Até o mês de setembro, a expectativa é de que sejam instalados 60 mil equipamentos em todo o semiárido, no programa Água Para Todos, do governo federal.

Para conseguir as cisternas, foram criados conselhos municipais, que fazem o cadastro e a distribuição. O programa atende todos os Estados nordestinos e o norte de Minas Gerais, que são regiões com registro de chuvas quase zero e onde a estiagem castiga produtores.

Entretanto, não há previsão de precipitações, que não são registradas há um ano em regiões como a de Uruás (PE). Diante do cenário de seca, o coordenador nacional do Água para Todos, Carlos Hermínio de Aguiar, acompanha de perto as obras e instalação de equipamentos para a população mais atingida. Serão construídos ainda 60 barreiros para garantir a água para os animais e servir para pequenas plantações, assim que houver chuva.

Sair da versão mobile