O ministro Gilberto Carvalho destacou a abrangência da pauta, que faz parte da Sétima Jornada de Luta da Fetraf. O Ministro Afonso Florence reforçou:
? São itens estratégicos, que ampliam o debate para o fortalecimento da agricultura familiar e da reforma agrária no Brasil.
Florence lembrou que o encontro com a Fetraf faz parte do processo nacional de negociação do governo federal com movimentos da agricultura familiar e reforma agrária. Desde fevereiro foram recebidos o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo e a Via Campesina, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contag), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento de Libertação dos Trabalhadores Sem Terra (MLST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Confederação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e Fórum Nacional pela Integração dos Povos.
Também participaram da reunião a secretária-executiva do MDA, Márcia Quadrado; os secretários de Agricultura Familiar, Laudemir Müller, de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes, e de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Souza, e a diretora de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas, Andrea Butto.