Governo firma acordos com mais seis Estados para implantação do Cadastro Ambiental Rural

Amapá, Alagoas, Paraíba, Roraima, Maranhão e Tocantins assinaram os termosO Ministério do Meio Ambiente assinou nesta quinta, dia 20, acordos com mais seis Estados para implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os termos firmados incluem Amapá, Alagoas, Paraíba, Roraima, Maranhão e Tocantins. O CAR é uma exigência do novo Código Florestal para a regularização das propriedades.

No total, já são 18 os Estados que assinaram os termos. O objetivo do Ministério do Meio Ambiente é concluir a parceria com todos os Estados até 2014. O acordo permite que os Estados recebam, gratuitamente, imagens de satélite das propriedades, o que é necessário para a inclusão dos produtores rurais no cadastro.

Os Estados terão dois anos para aderir ao CAR, que é pré-requisito para acessar crédito e participar de programas de regularização ambiental. A suspensão de multas também está incluída. Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a participação de todos os setores vai facilitar o trabalho.

— É preciso diálogo, consenso, busca de solução e, sempre fundamentados na ciência, bom senso e um olhar diferenciado para várias regiões do Brasil. Não dá para discutir só a realidade da Amazônia, Santa Catarina ou Paraná — afirma a ministra.

A ideia é facilitar a identificação de Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais nas propriedades. Hoje, cinco milhões de imóveis rurais no país precisam estar dentro da lei ambiental.

— Esse debate é um primeiro passo para um caminho político, que eu entendo que é novo para área ambiental, de sustentabilidade, desenvolvimento do país e inclusão social — completa Izabella.

Clique aqui para ver o vídeo