Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo firma parcerias para reduzir emissões de dióxido de carbono na agricultura

Assinatura ocorre durante a cerimônia de abertura do Seminário de Difusão do Programa Agricultura de Baixo CarbonoReduzir as emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO²), por meio de práticas agrícolas sustentáveis é o foco de três protocolos de intenção que serão assinados nesta terça, dia 17, entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e entidades que trabalham com os sistemas de plantio direto, fixação biológica de nitrogênio e florestas plantadas.

A assinatura ocorre durante a cerimônia de abertura do Seminário de Difusão do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), no auditório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília.

As atribuições previstas nos protocolos passam pela difusão dos benefícios de cada uma das ações, o desenvolvimento de estudos, que permitam a adoção das técnicas em diversas atividades da agricultura e o treinamento de pessoal para facilitar a operação de cada sistema na propriedade. Outra proposta é estimular o processo de certificação de plantio direto, fixação biológica e florestas plantadas e produtos agrícolas originados por esses métodos, ampliando o mercado e permitindo maior margem de negociação.

As três práticas fazem parte do Programa ABC, lançado no último mês de junho, e, juntamente com a recuperação de pastagens degradadas e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), garantem eficiência no campo, com balanço positivo entre sequestro e emissão de CO². O programa coloca à disposição de produtores rurais R$ 2 bilhões a juros de 5,5% ao ano para investimento nessas técnicas.

Firmam os protocolos a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), a Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (Anpii) e a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf).

Sair da versão mobile