AÇÃO

Governo fiscaliza propriedades que contrataram seguro rural

A Conab está fiscalizando as propriedades rurais beneficiadas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR)

prêmio do seguro rural - títulos , Plano Safra sustentáveis - comissão de agricultura do senado
Foto: Pixabay

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está fiscalizando as propriedades rurais beneficiadas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Os técnicos da Conab verificam se os produtores rurais de fato contrataram o seguro rural, se a área segurada está de acordo com a apólice e se o produtor recebeu a subvenção federal. A meta é realizar 1.828 fiscalizações até o fim do ano.

O PSR é um programa do governo federal que oferece subvenção aos produtores rurais para contratarem seguro rural. O objetivo é proteger as atividades agrícolas de riscos climáticos, como secas, inundações e granizo.

As fiscalizações são importantes para garantir que o programa seja executado de forma correta e que os produtores rurais recebam o benefício que lhes é devido.

Como funciona a fiscalização

A fiscalização é realizada pela Conab, que recebe uma lista das apólices beneficiadas pelo PSR do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os fiscais da Conab visitam as propriedades rurais e realizam vistorias in loco. Eles verificam as informações declaradas na apólice, como a área segurada, a atividade e demais informações contidas na apólice.

Em todas as vistorias é feita a marcação de coordenadas geográficas, registros fotográficos e emissão do laudo de fiscalização.

A primeira fase das fiscalizações começou em agosto e segue até o mês que vem. Entre outubro e dezembro ocorrerá a segunda fase das fiscalizações.