– As famílias não precisam se mudar para a cidade para ter acesso ao conforto de uma boa moradia. Estamos levando o programa para todas as regiões do Estado – afirmou o governador Beto Richa.
O programa tem forte impacto na qualidade de vida das pessoas. Nas propriedades onde são construídas as novas moradias, são preservadas as antigas casas, a maioria de madeira, mal repartidas, expostas a intempérie. As casas rurais erguidas pelo governo são de alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, com material e acabamento de qualidades.
– Nós, pequenos produtores, sentimos na pele a dificuldade de sustentar a família. A nova casa veio na hora certa, agora posso continuar morando no campo com mais conforto e segurança – afirma Cícero da Silva, de Lobato, no noroeste do Estado.
O programa de habitação rural é uma parceria do Paraná com o Programa Nacional de Habitação Rural. São beneficiadas famílias que possuem renda anual de até R$ 15 mil por ano, que pagarão quatro parcelas anuais de R$ 285,00 pela casa por um período de quatro anos. O restante é subsidiado pelo governo federal, com contrapartida do Estado.