Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo investe em capacitação para fazer cumprir lei da agricultura familiar na merenda escolar

Segundo Ministério do Desenvolvimento Agrário, 40% dos municípios não obedecem determinaçãoO Ministério do Desenvolvimento Agrário pretende investir em capacitação para cumprir em 100% dos municípios a lei que determina que 30% da merenda escolar seja proveniente de pequenas propriedades rurais. Conforme o responsável pelo departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério, Arnoldo Anacleto de Campos, em vigor há dois anos, a determinação atualmente é obedecida por 60% das cidades no país.

– É preciso melhorar a gestão. Nós temos cooperativas vendendo 10 vezes mais em relação ao que vendiam em 2010. Então, o apoio à gestão, logística, o acesso às informações do comprador, nota fiscal eletrônica, registros sanitários – aponta.

Ele acrescenta que os agricultores que quiserem vender produtos para as escolas podem procurar as secretarias de Educação, sindicatos rurais, associações ou cooperativas municipais.

O município de Manaus (AM) utilizou, no ano passado, 16% do orçamento previsto para levar até os estudantes do município alimentos produzidos por agricultores familiares. O motivo, conforme o técnico da Agência Sustentável do Amazonas, Luís Otávio da Silva, são problemas de logística.

– Nós temos distâncias continentais a serem vencidas. As nossas vias fluviais são predominantes na região, mas consideramos que o programa é importante na base organizacional das nossas associações e cooperativas de produtores – diz.

No Sul do país a situação é diferente. Paraná e Rio Grande do Sul são referência no cumprimento da lei. Erechim (RS), por exemplo, é considerado um exemplo, segundo a responsável pela Divisão Municipal de Alimentação Escolar, Aline Balestrin.

– É qualidade, variedade, satisfação dos estudantes em consumir gêneros da região e, com certeza, também para o agricultor – pontua.

Sair da versão mobile