Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo lança edital para concessão de mais 210 mil hectares de floresta no Pará

Nas áreas manejadas, a exploração de madeira é feita em um sistema de rodízioO Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou na quarta, dia 27, o edital de concessão de mais 210 mil hectares de florestas públicas. Na licitação, serão oferecidos cinco lotes na Floresta Nacional (Flona) do Anama, no Pará.

A Flona fica na região da BR-163, no chamado Arco do Desmatamento da Amazônia Legal, uma das áreas mais atingidas por derrubadas ilegais nos últimos anos.

Com a concessão, o governo espera arrecadar pelo menos R$6,7 milhões por ano. O valor poderá aumentar durante o leilão. De acordo com a Lei de Gestão de Florestas Públicas, os recursos serão divididos entre os governos federal, estadual e municipal.

O edital permite a participação de empresas brasileiras, com sede no país, e prevê incentivos para pequenas empresas, associações e cooperativas. Os contratos terão validade de 40 anos.

Além da Flona de Anama, o governo pretende licitar mais concessões na região da BR-163 e em outras áreas ainda este ano. A meta, segundo o SFB, é chegar a 1 milhão de hectares de concessão florestal.

Até agora, a única concessão em funcionamento no país é a da Flona do Jamari, em Rondônia, onde a exploração de 96 mil hectares começou este mês.

Nas áreas manejadas, a exploração de madeira é feita em um sistema de rodízio. A cada ano, as empresas podem explorar uma pequena parte da área concedida, dando tempo para que a vegetação se regenere.

Sair da versão mobile