Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

COMÉRCIO INTERNACIONAL

Governo lança passaporte eletrônico para exportação de produtos vegetais

Certificação digital promete agilizar exportações brasileiras com mais segurança e menos burocracia; sistema entra em vigor em 2025

Edital de R$ 10 mi vai beneficiar inovações da agricultura familiar
Foto: Wirestock/Freepik

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou hoje (26) a portaria nº 749/2024, que institui o Sistema de Certificação Sanitária e-Phyto para produtos de origem vegetal. O sistema, válido a partir de 13 de janeiro de 2025, funciona como um “passaporte da mercadoria”, modernizando e agilizando o comércio internacional de produtos vegetais.

O e-Phyto é destinado a produtos com requisitos simplificados, sem necessidade de declaração adicional ou tratamento fitossanitário prévio. A certificação é feita pelo Portal Único Siscomex, que integra os dados do exportador à interface do Mapa, permitindo a fiscalização eletrônica pelos auditores fiscais.

O sistema é aceito por países que utilizam o modelo eletrônico. Para os demais, é possível consultar a autenticidade do documento e baixar uma versão em PDF com QR Code e assinatura digital. Certificados físicos só serão emitidos em casos excepcionais, devidamente justificados.

Mais informações sobre o e-Phyto acesse: www.ephytoexchange.org/landing

Sair da versão mobile