Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo lançará contratos de opção para 1,3 milhão de toneladas de arroz

Para o diretor da Conab, a comercialização da safra 2008/2009 ocorrerá sem grandes problemasCom o objetivo de evitar a queda nos preços pagos ao produtor, o governo federal ofertará, até o final deste mês, contratos de opção para 1,3 milhão de toneladas de arroz. Esse tipo de contrato, adquirido em leilões promovidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), garante a comercialização da colheita do produtor, que tem a opção de vender ao governo, caso o preço de mercado esteja abaixo do estabelecido no contrato.

Segundo o diretor de Logística e Gestão Estratégica da Conab, Silvio Porto, os contratos serão divididos em 1,15 milhão de toneladas de arroz do Rio Grande do Sul, que detém 60% da produção nacional, e 150 mil de Santa Catarina. Os contratos terão prazo de exercício a partir de setembro.

? O grande problema é que nós temos uma concentração bastante significativa no Estado do Rio Grande do Sul e é natural que, no momento de colheita, tenhamos queda de preços e também porque tivemos a recuperação da produção em nível mundial ? explicou Porto.

Para o diretor da Conab, a comercialização da safra 2008/2009 ocorrerá sem grandes problemas.

? Estamos muito atentos em relação à questão do arroz e do feijão nesse momento, inclusive já fazendo operações de aquisição de feijão, tanto no Paraná quanto em Goiás. Em relação ao arroz, nossa expectativa é de manutenção de preço superior ao preço mínimo. O milho, embora tenha tido pequenas quedas, acreditamos que vá ficar acima do preço mínimo também ? afirmou.

Porto disse que ainda este mês o governo colocará recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a compra de feijão, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos.

? Asseguraremos, assim, a expectativa de manter o preço de R$ 80 (por saca) equivalente ao preço mínimo.

Sair da versão mobile