O programa estipula o pagamento de até 60% do valor do prêmio para frutas de clima temperado, como maçã, uva, pera, nectarina e outras, e 40% para as demais frutas.
? A fruticultura é muito sensível às adversidades climáticas, especialmente granizo, o que fez com que o Ministério da Agricultura concentrasse esforços para viabilizar e atender a demanda dos produtores de frutas ? afirmou o ministro da Agricultura, Wagner Rossi.
Ele acrescenta que o prêmio é substancialmente elevado em função do alto custo de produção e do risco a que está sujeito. A demanda de contratação do seguro para o setor ocorre ao longo do ano, com maior concentração no segundo semestre, quando começa a procura por seguro de frutas de clima temperado, como é o caso da maçã e da uva.
Em 2009, foram demandados pelo setor R$ 50,5 milhões em subvenção ao seguro rural.
? Devemos repetir o mesmo valor este ano, considerando que dos recursos já disponibilizados às seguradoras, R$ 15 milhões já estão sendo aplicados na subvenção da fruticultura ? esclarece Welington Soares Almeida, diretor de Gestão de Risco Rural do Ministério da Agricultura.
O PSR garante o pagamento de parte do custo do seguro rural contratado pelo produtor, tornando a cobertura securitária das lavouras brasileiras mais acessível aos produtores rurais.