Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo mantém desconto de IPI de eletrodomésticos que consomem menos energia

Medida vale até 31 de janeiro de 2010O governo prorrogou a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos produtos da linha branca - geladeiras, máquinas de lavar e fogões para os produtos que consomem menos energia. A partir de 1º de novembro, terão mais desconto os produtos classificados com o selo A do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A medida vale até 31 de janeiro de 2010.

O anúncio foi nesta quinta, dia 29, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele,  os produtos com selo de classe A, do Procel, que consomem menos energia permaneceram com o IPI reduzido.

Com a medida, o governo deixa de ganhar R$ 132,1 milhões. Ele lembrou também que a indústria é obrigada a repassar integralmente a redução para o consumidor.

A medida prevê que os fogões com selo classe A de consumo de energia terão desconto de 2%. O desconto em vigor até 31 de outubro é de 4%. Para os fogões com selo B do Procel, o desconto é de 4% e passará a ser de 3%, enquanto os de classe C, D e E permanecerão com 4% de desconto.

No caso de refrigeradores e congeladores, os de selo classe A ficarão com o desconto de 5% que já vigora, os de classe B passam a ser taxados em 10% e os de classe C, D e E, voltam a pagar 15% de IPI.

Os tanquinhos com selo classe A continuam isentos de IPI. Os de classe B passam a pagar 5% e os de classe C, D e E, 10%. Também fica mantida a alíquota de 10% de IPI para as máquinas de lavar roupas mais econômicas (classe A). As que têm selo classe B de consumo de energia passam a pagar 15% e as de maior consumo (C, D e E) voltam a pagar 20% de IPI.

Sair da versão mobile