Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo de Minas Gerais impulsiona programa de bioenergia

Estudo será liderado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes)Preocupado em transformar Minas Gerais em referência nacional e internacional em bioenergia, o governo do Estado acaba de criar o Escritório-Gestor, que vai trabalhar na implantação do Centro de Inovação em Biornergia (Bioerg).

O estudo, liderado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), terá a parceria das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O Escritório-Gestor terá um prazo de duração de dois anos e será coordenado por Marcelo Franco (Programa de Energia da Sectes), conforme designação do secretário Alberto Duque Portugal.

Outros dois especialistas ? um da Sede e outro da Seapa ? integram o Escritório-Gestor, que com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, conseguiu a aprovação de projeto no valor de R$ 758 mil pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Conforme a Resolução Conjunta da Sectes, Sede e Seapa, na primeira etapa, os técnicos vão estruturar e coordenar a Rede de Ciência, Tecnologia (CT&I) e Inovação e instalar o Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC). As duas ações são consideradas fundamentais para implantação do Bioerg e deverão ser concluídas ainda em 2008. A iniciativa é resultado da preocupação do Estado na produção e na utilização de energias limpas, diminuindo cada vez mais o uso de combustíveis fósseis.

Segundo o secretário Alberto Duque Portugal, o governo de Minas está consciente de que é preciso investir em conhecimento para avançar e tornar o Estado mais competitivo. Para isso, a Rede de CT&I vai integrar universidades e centros de pesquisa que trabalham com energia. Ele acredita que o momento é de desafios e oportunidades para Minas Gerais no desenvolvimento científico e tecnológico da bioenergia.

Escritórios regionais do NIC

O Núcleo de Inteligência Competitiva terá três escritórios regionais instalados até o fim do ano para dar suporte aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do biodiesel e óleos vegetais (Montes Claros ? região Norte), etanol (Uberaba e Uberlândia ? Triângulo) e carvão vegetal e biomassa (Sete Lagoas ? região Central). Este último será fruto de uma parceria com o Centro Universitário Unifemm e Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer). E os dois primeiros vão funcionar nas representações da Fiemg.

A coordenação do NIC estará sob a responsabilidade do técnico da Sede e três aspectos serão detalhadamente pesquisados: mercado e negócios, extensão tecnológica e inovação e diferenciação de produtos.

As informações levantadas e os estudos desenvolvidos serão utilizados estrategicamente pelo governo e por empresários interessados em investir no Estado. Já a Rede de CT&I será coordenada por um especialista (da Seapa) em pesquisa técnico-científica no campo da bioenergia.

De acordo com Marcelo Franco, a segunda etapa, prevista para ser iniciada em 2009, terá o apoio de uma consultoria especializada para formular os projetos básicos e executivos de infra-estrutura e de apoio administrativo, financeiro e laboratorial do futuro Centro de Inovação em Bioenergia que poderá receber, inclusive, recursos internacionais para sua implantação.

Sair da versão mobile