Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo de Minas Gerais promove ações para introduzir novas variedades de soja na alimentação escolar

Novo grão, resultante de pesquisas de melhoramento genético, não é transgênico e tem sabor suave e agradávelA Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) promoveu na última semana uma degustação de novas variedades de soja, resultantes de pesquisas de melhoramento genético do grão direcionado especificamente para a alimentação humana.

Participaram da sessão de degustação cerca de 80 pessoas, entre técnicos, especialistas, educadores e nutricionistas. A sessão de degustação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Seapa com o objetivo de introduzir a soja na alimentação escolar. Somente na rede estadual, o público abrange 3,9 mil escolas públicas e cerca de 2,5 milhões de estudantes.

Registradas com o selo “Soja de Minas”, as cultivares BRSMG 790A (Fit soy) e BRSMG 800A (Nutri Soy) foram desenvolvidas pelos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Embrapa, em parceria com a Fundação Triângulo. Foram apresentados para degustação salada e tropeiro preparados com o grão; soja cozida com o feijão carioquinha, além do extrato de soja (suco) com maracujá.

– A soja é um alimento com alto valor nutricional agregado. E nosso objetivo, ao buscar parceria com as escolas públicas, é apresentar aos alunos esta soja diferenciada, melhorando a qualidade do cardápio, reduzindo os custos da alimentação escolar, além de formar novos hábitos de consumo do grão – explica o secretário Elmiro Nascimento.

Segundo a pesquisadora da Epamig, Ana Cristina Juhász, as cultivares não são transgênicas, têm sabor suave e agradável, e são apropriadas para alimentação humana.

– Foram consideradas características com a finalidade de obter um produto com melhor aceitação pelo consumidor – explica.

Sair da versão mobile