Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo de Minas promove concurso de redação sobre leite

Os autores das redações vencedoras receberão um netbook e participarão de uma visita guiada à Superagro Minas 2011Alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino de Minas Gerais poderão participar de um concurso de redação sobre a importância do leite e seus derivados na vida humana. O concurso é uma parceria entre as Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e tem por objetivo estimular o interesse dos alunos das escolas públicas estaduais mineiras sobre hábitos alimentares saudáveis e ressaltar a importância do leite na

A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ressalta a importância da discussão do tema proposto na sala de aula.

? Em um processo de educação para cidadania e na formação de crianças e jovens com uma visão de sustentabilidade, a questão nutricional é de fundamental importância. O tema escolhido para este concurso alia nutrição e conhecimento. Perfeito, portanto, para as práticas pedagógicas apoiadas pelo Governo de Minas ? informa.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, o concurso servirá de ferramenta para que a sociedade tenha consciência do papel desenvolvido pelo produtor rural ao garantir o abastecimento de um alimento tão essencial como o leite.

? O concurso “Leite, fonte de saúde e conhecimento” é uma importante contribuição para incentivar o consumo do produto e formar nas crianças e nos jovens a consciência de todos os benefícios que a produção de leite traz para o Estado e o país ? comenta.

Os participantes deverão entregar suas redações na diretoria de suas escolas até o dia 16 de maio e a escola ficará responsável por enviar, até 18 de maio, as redações para a SEE. Só serão aceitas no concurso as redações manuscritas de, no mínimo, 25 linhas ou 200 palavras e no máximo 40 linhas ou 400 palavras. Não serão aceitos textos digitados. Além disso, entre outras coisas, a redação deverá conter um título referente ao tema do concurso. A Comissão julgadora será integrada por servidores da SEE e da Seapa. O concurso também conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg).

Serão premiadas três redações inscritas: uma de alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, outra de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio.  Cada um dos três alunos que tiverem suas redações selecionadas receberá um computador portátil do tipo netbook e poderá participar de uma visita guiada à Superagro Minas 2011, onde os prêmios serão entregues. A Superagro será realizada no Expominas de Belo Horizonte de 25 de maio a 5 de junho. O regulamento do concurso está disponível no site as Secretaria do Estado.

O leite em Minas

O Estado de Minas Gerais tem destaque na produção pecuária bovina brasileira, com um rebanho de 22,4 milhões de cabeças. Cerca de sete milhões de cabeças compõem o rebanho leiteiro do Estado, que produziu 7,8 bilhões de litros em 2009, volume equivalente a um terço da produção nacional. Os dados são do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria da Agricultura.

A Secretaria criou o programa Minas Leite, para modernizar todos os segmentos da cadeia do produto. Iniciado em 2007, o programa, por intermédio dos técnicos da Emater-MG, leva aos produtores (principalmente da agricultura familiar), orientações para aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite com tecnologia de baixo custo, usando geralmente recursos das próprias fazendas. Atualmente, 600 propriedades mineiras estão integradas ao “Minas Leite” e para este ano a projeção é de aumentar esse número para mil propriedades.

Com este programa, a Secretaria mostra que tem o interesse de valorizar cada vez mais um dos principais produtos da agropecuária estadual e, é claro, reconhece a importância do produtor de leite, que merece ter acesso a todas as condições para desenvolver bem o seu trabalho.

Sair da versão mobile