A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ressalta a importância da discussão do tema proposto na sala de aula.
? Em um processo de educação para cidadania e na formação de crianças e jovens com uma visão de sustentabilidade, a questão nutricional é de fundamental importância. O tema escolhido para este concurso alia nutrição e conhecimento. Perfeito, portanto, para as práticas pedagógicas apoiadas pelo Governo de Minas ? informa.
Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, o concurso servirá de ferramenta para que a sociedade tenha consciência do papel desenvolvido pelo produtor rural ao garantir o abastecimento de um alimento tão essencial como o leite.
? O concurso “Leite, fonte de saúde e conhecimento” é uma importante contribuição para incentivar o consumo do produto e formar nas crianças e nos jovens a consciência de todos os benefícios que a produção de leite traz para o Estado e o país ? comenta.
Os participantes deverão entregar suas redações na diretoria de suas escolas até o dia 16 de maio e a escola ficará responsável por enviar, até 18 de maio, as redações para a SEE. Só serão aceitas no concurso as redações manuscritas de, no mínimo, 25 linhas ou 200 palavras e no máximo 40 linhas ou 400 palavras. Não serão aceitos textos digitados. Além disso, entre outras coisas, a redação deverá conter um título referente ao tema do concurso. A Comissão julgadora será integrada por servidores da SEE e da Seapa. O concurso também conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg).
Serão premiadas três redações inscritas: uma de alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, outra de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio. Cada um dos três alunos que tiverem suas redações selecionadas receberá um computador portátil do tipo netbook e poderá participar de uma visita guiada à Superagro Minas 2011, onde os prêmios serão entregues. A Superagro será realizada no Expominas de Belo Horizonte de 25 de maio a 5 de junho. O regulamento do concurso está disponível no site as Secretaria do Estado.
O leite em Minas
O Estado de Minas Gerais tem destaque na produção pecuária bovina brasileira, com um rebanho de 22,4 milhões de cabeças. Cerca de sete milhões de cabeças compõem o rebanho leiteiro do Estado, que produziu 7,8 bilhões de litros em 2009, volume equivalente a um terço da produção nacional. Os dados são do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria da Agricultura.
A Secretaria criou o programa Minas Leite, para modernizar todos os segmentos da cadeia do produto. Iniciado em 2007, o programa, por intermédio dos técnicos da Emater-MG, leva aos produtores (principalmente da agricultura familiar), orientações para aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite com tecnologia de baixo custo, usando geralmente recursos das próprias fazendas. Atualmente, 600 propriedades mineiras estão integradas ao “Minas Leite” e para este ano a projeção é de aumentar esse número para mil propriedades.
Com este programa, a Secretaria mostra que tem o interesse de valorizar cada vez mais um dos principais produtos da agropecuária estadual e, é claro, reconhece a importância do produtor de leite, que merece ter acesso a todas as condições para desenvolver bem o seu trabalho.