O programa oferece qualificação para profissionais entre 18 e 60 anos.
? É um projeto de grande referência e principalmente de inclusão social, pois pessoas de baixa renda e sem escolaridade têm oportunidade de mudar suas vidas ? afirma Rosamaria Ferreira de Carvalho, coordenadora do projeto.
O Parceria Rural tem como objetivo a capacitação de mão-de-obra para atender a crescente demanda do mercado agrícola mato-grossense.
? Os produtores precisavam de mão-de-obra e traziam pessoas de outros Estados para trabalhar aqui. Essas pessoas mandavam o que ganhavam para o seu Estado de origem, o que prejudicava a rotatividade da economia local. Este programa vem para sanar a necessidade da economia, do produtor e do empregado ? explica Rosamaria, contabilizando que desde o início dos treinamentos, em agosto de 2003, mais de seis mil alunos participaram das aulas, dos quais 70% estão empregados.
A empresa de máquinas e implementos agrícolas Case IH é uma das apoiadoras do projeto.
? Sabemos da importância da qualificação de mão-de-obra para o setor, e em especial no Mato Grosso que, mesmo sendo um dos maiores produtores agrícolas do país, onde a tecnologia no campo é evidente, sofria com falta de profissionais para operar esta tecnologia ? contextualiza Dirceu Jacó Duranti, Gerente do Centro Avançado Case IH de Cuiabá (MT).