? O governo quer oferecer as condições adequadas para que a produção agrícola seja escoada de maneira ágil e segura. Vamos investir na adequação das estradas rurais e fortalecer o trabalho do homem do campo ? disse o governador.
Os recursos devem ser aplicados pelas prefeituras na compra de óleo diesel, em ações para recuperação de trechos críticos das estradas e no manejo e conservação dos solos, com medidas como a reconfiguração do abaulamento do leito, o cascalhamento e pequenas intervenções de drenagem. Na seleção dos municípios e estradas atendidas, terão prioridade trechos utilizados no transporte de leite, hortaliças, frangos, suínos. Também será levada em conta a preparação para o transporte de grãos na colheita que inicia em janeiro.
O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, explica que a intenção do governo é preparar as estradas para a safra do início de 2012.
? É uma ação emergencial para atender os produtores do Paraná. A condição das estradas é fator que interfere na competitividade e o governo precisa investir nessa área ? disse o secretário.
No mês de setembro, o governador anunciou que até o fim deste ano o governo do Estado colocará em operação 60 patrulhas rodoviárias para readequar as estradas rurais em todo o Paraná, facilitando o escoamento da produção agrícola. O anúncio foi feito em Toledo, na região Oeste. As patrulhas são conjuntos de equipamentos (como tratores, caminhões e retroescavadeiras) utilizados na abertura e recuperação de estradas.