Não é verdadeira a notícia que vem circulando em grupos de WhatsApp de produtores rurais dando conta de que o governador do Paraná, Ratinho Junior, teria proibido visitas a propriedades rurais, como medida de combate ao coronavírus. De acordo com a assessoria de imprensa do governo paranaense, trata-se de uma informação falsa, que não procede.
O texto da mensagem afirma que Ratinho Junior teria anunciado a “proibição de visita a propriedades rurais por engenheiros agrônomos de empresas e vendedores de maquinários, em todo o estado do Paraná, como medida de combate ao coronavírus.”
A fake news diz ainda que a medida valeria a partir desta quarta-feira, 24, com multas de R$ 2 mil a R$ 20 mil para quem desrespeitasse a suposta proibição.
A mensagem vem acompanhada de um link do portal G1, que não leva a nenhuma notícia específica, mas à homepage do site. Em algumas mensagens, ainda está incluído outro link, que leva a uma imagem do deputado federal Tiririca, caracterizado como palhaço, com os dizeres “É mentira” e “abestado”.