Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo paulista suspende irrigação com água dos rios das bacias Picaju e Alto Tietê

Motivo da decisão é falta de chuvas; Sindicatos rurais se organizam para pedir a revogação do impedimentoProdutores que utilizam duas importantes bacias hidrográficas do Estado de São Paulo estão impedidos de fazer irrigação com o uso dos rios das bacias Picaju (Piracicaba, Capivari, Jundiaí) e Alto Tietê. O Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) do Estado suspendeu as liberações por causa da falta de chuvas. Os produtores reclamam que estão dentro do prazo estabelecido pelo órgão paulista para regularizar as captações.

• Entenda por que não chove nas regiões Sudeste e Centro-Oeste no inverno

– Chegou pelo Correio, fomos autuados pelo Daee. Chegou uma advertência, dizendo que a gente tem que parar de tirar a água do tanque e legalizar alguns documentos. Realmente, fomos surpreendidos – conta Janaína.

Além de Janaína, outros 200 produtores de Monte Mor (SP) não podem mais regularizar as captações. A proibição vale para os rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí e da Bacia do Alto Tietê. Para os sindicatos rurais da região, os produtores têm prazo legal para o pedido de novas outorgas.

– Existe um prazo para que esta regularização ocorra, que vai até 2015. Portanto, nós ainda estamos nos cadastrando perante o Departamento – explica o diretor jurídico do Sindicato Rural de Campinas, Fernando Binda.

Na região de Monte Mor (SP), o índice de plantio de batata e tomate é alto e são lavouras caríssimas, segundo o presidente do Sindicato Rural da cidade. Rogério Maluf.
– Emprega-se milhões de reais no seu plantio e se não tiver a irrigação será a falência dos produtores rurais da região – alerta.

A revogação da portaria deve ser pedida pelos representantes dos produtores rurais das regiões dos rios interditados.

Assista:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile