Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo pede agilidade na liberação de créditos para investimentos

Mantega diz que a tendência daqui pra frente é de queda de jurosA portas fechadas, no Palácio do Planalto, o presidente Lula se reuniu, nesta quinta, dia 22, com a equipe econômica e dirigentes dos cinco principais bancos públicos do país. Foram mais de três horas de encontro em que o presidente pediu agilidade na liberação de créditos para investimentos e cobrou redução dos custos financeiros. Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, é inadmissível que bancos públicos cobrem taxas mais elevadas do que as praticadas por instituições privadas.

? As taxas de juros e as taxas de spread chegaram a patamares inadmissíveis em um país que precisa de créditos para crescer. O presidente Lula recomendou aos bancos públicos que liderem a redução dos spreads, que é essencialmente elevado no Brasil.

Para evitar uma onda de demissões de trabalhadores, o governo anunciou o repasse de R$ 100 bilhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A medida, que vai ser publicada no Diário Oficial da União desta sexta, determina que os recursos sejam utilizados para financiar investimentos do setor privado. Mas parte desse montante também irá para a Petrobrás.

? Nós estamos assegurando os recursos necessários para que os empreendedores continuem com os seus trabalhos. E repito: isso é geração de emprego ? garante Mantega.

Para o ministro, o Banco Central deu um passo importante com a decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic, em um ponto percentual. Segundo o ministro, a tendência daqui pra frente é de queda de juros.

Sair da versão mobile