Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MP do governo permitirá compra do milho acima do mínimo, diz deputado

Segundo Homero Pereira, objetivo é formar estoques para atender demanda dos criadores de bovinos, aves e suínosO presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), disse nesta quarta, dia 1º, que o governo federal deve baixar uma Medida Provisória para criar mecanismos que permitam a compra de milho acima do preço mínimo de garantia, a fim de formar estoques para atender os criadores de bovinos, aves e suínos. Pereira participou de uma reunião com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, juntamente com os presidentes da Associação Brasileira dos Prod

Segundo o deputado, o governo federal dispõe de políticas públicas para intervir no mercado e sustentar preços quando o mercado está em baixa, mas, em momentos em que as cotações estão em alta, como o atual, não sabe o que fazer. Pereira disse que a intervenção no mercado é necessária para assegurar o abastecimento interno.

– Se não houver uma política pública, os produtores vão exportar 100% do milho, pois o mercado externo está muito atrativo e lei da oferta e da procura não dá para revogar – afirmou o parlamentar.

Homero Pereira disse ainda que o ministro Mendes Ribeiro alegou já estar com a estratégia em andamento, que inclui a medida provisória que está sendo estudada, a qual permitirá a compra de grãos acima do preço mínimo para formar estoques e atender os criadores de Mato Grosso e de outros Estados, viabilizando o abastecimento interno.

– Esta é uma questão de segurança alimentar. O mercado não pode, sozinho, regular tudo que produzimos. É preciso uma estratégia, que infelizmente não temos – acrescentou.

Homero Pereira disse que a proposta dos produtores de Mato Grosso é de que, das aquisições do governo federal, pelo menos dois milhões de toneladas permaneçam estocadas no Estado, de modo a atender os criadores locais. Ele lembra que a produção estadual deve ficar em 15 milhões de toneladas, mas com os bons preços internacionais, grande parte pode ser destinada à exportação.

Sair da versão mobile