Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo do Piauí apóia entidades que investem na qualidade do mel

Estado exporta 21% do mel brasileiro e 43% do nordestinoO Governo do Piauí está apoiando entidades e organizações governamentais e não-governamentais que estão investindo na melhoria da qualidade, produção e exportação do mel e seus derivados produzidos no Estado. Atualmente, o Piauí exporta 21% do mel brasileiro e 43% do nordestino.

Com o objetivo de melhorar estes números, foram lançados nessa terça, dia 21, na sede do Sebrae, o II Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura e a II Feira da Cadeia Apícola, que serão realizados de 9 a 11 de novembro deste ano, no Centro de Convenções do Atlantic City, com o tema Mudanças Climáticas e suas consequências para a apicultura e meliponicultura.

Foi criado o Núcleo de Educação e Capacitação em Tecnologia de Agronegócios Regionais (Nectar), uma entidade que será transformada, com a ajuda do Governo do Estado, em uma organização não-governamental que vai dirigir o Centro Tecnológico Apícola do Piauí (Centapi).

Representando o governador Wilson Martins na solenidade, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Warton Santos, reafirmou a disposição do governo em manter parcerias e dar todo o apoio às entidades, empresas, associações e organizações que trabalham pelo desenvolvimento econômico e social do Estado.

Santos garantiu que o governador vai enviar para a Assembleia o projeto de lei que transformará a Nectar numa associação sem fins lucrativos, para que possa cumprir sua função de desenvolvimento sustentável do Semiárido e da apicultura piauiense, através do ensino, pesquisa e extensão, conforme definiu a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Juliana Valença, uma das idealizadoras do Núcleo.

As duas solenidades, que foram organizadas pelo Sebrae, contaram com a participação de representantes de 15 instituições governamentais e não-governamentais como IFPI, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e entidades do setor como Federação das Entidades Apícolas do Piauí (Feap).

 

Sair da versão mobile