Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo pretende ampliar alternativas de controle de pragas no país

Agrotóxicos eficientes, mais viáveis e seguros estão sendo discutidos por representantes do setorApesar de ser um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, o Brasil ainda tem carências com relação a essa indústria, principalmente para culturas como frutas e hortaliças. Faltam agrotóxicos registrados no mercado que sejam eficazes para o combate às pragas de determinadas culturas e o governo federal quer mudar esse cenário aumentando o número de produtos registrados no país.

De acordo com o coordenador de agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Luis Rangel, o problema não é só brasileiro, é mundial. Um seminário para discutir o assunto foi realizado nesta semana na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e reuniu representantes do Ministério, agricultores, pesquisadores e a indústria de defensivos.

? Temos desenvolvido parcerias para tentar ver ferramentas de possibilitar que os agricultores tenham alternativas para o controle de pragas. Sempre olhando pelo sentido da segurança desses produtos e da eficiência que esses agricultores precisam para controlar as pragas ? disse Rangel.

O encontro teve a apresentação das empresas e um debate sobre quais são os critérios de corte que os ministérios da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente vão adotar para o registro adequado dos agrotóxicos.

? O que a gente está querendo promover com esse encontro são alternativas mais viáveis e mais seguras, mas também eficientes para o controle dessas doenças que os agricultores têm que controlar ? aponta o coordenador.

De acordo com Rangel as perspectivas para os próximos anos são positivas.

? A partir do ano que vem nós já vamos ter um acréscimo significativo de alternativas para o agricultor controlar as pragas ? afirma.

Assista à entrevista de Luis Rangel no Rural Meio-Dia:

Sair da versão mobile