Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Governo promove capacitação em Zoneamento Agrícola de Risco Climático

Minicurso virtual vai abordar as plataformas do Zarc no planejamento e gestão de riscos climáticos da produção agrícola

milho, safra de milho, lavoura
Foto: Márcio Bonesi/ Goioerê (PR)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove no próximo dia 18 de novembro, das 15h às 17h30, um minicurso virtual em Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

O curso irá mostrar as possibilidades de acesso ao SISZARC, visando auxiliar na extração automática dos dados do Zarc. Também será apresentado o acesso ao Painel de Indicação de Riscos do Zarc, além de funcionalidades do aplicativo Plantio Certo – Zarc.

O minicurso será ministrado por Eduardo Monteiro, pesquisador da Embrapa, e Hugo Borges, Coordenador-Geral de Riscos Agropecuários da Secretaria de Política Agrícola do Mapa. O público-alvo são profissionais do agronegócio, produtores, agrônomos, corretores de seguros, funcionários de bancos e cooperativas de crédito, técnicos, estudantes e interessados nessa ferramenta científica.

Zarc

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR).

Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.

Aplicativo Plantio Certo

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar através de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos: iOS Android 

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”

Sair da versão mobile