Conforme os avisos publicados na página eletrônica da Conab, o VEP comercializará milho da Bahia e da Paraíba, destinado a qualquer localidade do país. Podem participar produtores e cooperativas de aves, suínos e pecuaristas de leite, indústrias de ração animal e de alimentação humana. O preço de abertura será o resultado da média dos preços de mercado nos últimos cinco dias anteriores ao leilão na região em que o produto está armazenado.
A maioria dos grãos de milho mantidos nos estoques da Conab são da safra 2008/2009 e 2009/2010. Este é o 4º leilão de VEP de milho desta safra e, até o momento, 205 mil toneladas já foram comercializadas.
Sisal
O Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) vai comercializar 3,7 mil toneladas de sisal de alguns Estados produtores da região Nordeste. A Paraíba ofertará 3,5 mil toneladas e a Bahia, 350 toneladas do grão.
De acordo com o edital da Conab, o participante que negociar o sisal deverá comprovar a compra da fibra do produtor rural ou cooperativa por valor não inferior ao preço mínimo fixado pelo governo federal. Atualmente, o preço mínimo do produto é de R$ 1,04 o quilo.
Desde o início da realização dos leilões da atual safra, em novembro de 2010, o governo já apoiou a comercialização 18 mil toneladas de sisal. Esta é a 10ª operação de PEP da fibra.