Governo publica norma de zoneamento para feijão e gergelim

Objetivo do estudo é identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura com menor risco climáticoForam publicadas na edição desta sexta, dia 26, do Diário Oficial as normas do zoneamento agrícola para a primeira safra do feijão para dez Estados e o Distrito Federal. São eles: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Além disso, os procedimentos para o plantio de gergelim também foram definidos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Em nota, a assessoria de imprensa do Ministério informou que o objetivo do estudo é identificar os municípios aptos e os períodos de semeadura com menor risco climático. No caso do feijão, a cultura não tolera geada em nenhuma fase do ciclo de desenvolvimento e é sensível ao calor em qualquer estágio. Os maiores prejuízos ocorrem no momento reprodutivo, em que temperaturas entre 30ºC e 40ºC podem ocasionar abortamento das flores e dos botões florais.

Para essa oleaginosa, os principais fatores climáticos que exercem influência no desenvolvimento são temperatura, precipitação, luminosidade e altitude.