Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo publicará portaria que definirá formação de estoque de milho

Mendes Ribeiro não confirmou que a regulação da oferta e da demanda de alimentos por meio dos estoques será uma ferramenta para controlar os preçosO secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, informou, nesta terça, dia 26, que será publicada nos próximos dias a portaria que definirá a quantidade de milho a ser comprada por meio de leilão de opção para formação de estoques. Geller participou de uma reunião do Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. O Ciep foi criado na semana passada com a missão de definir as condições para aqui

Mesmo em um momento que o Brasil espera uma safra recorde de grãos e que a inflação dos alimentos cresce, Mendes Ribeiro não confirmou que a regulação da oferta e da demanda de alimentos por meio dos estoques será uma ferramenta para controlar os preços. Após a reunião, ao ser perguntado sobre medidas para controle da inflação, o ministro disse que “o mercado vem taxando as suas verdades” e acrescentou que a disposição do governo é de estar ao lado do produtor. Segundo o ministro, foram discutidos na reunião o Plano Safra e “o ganho de produtividade em determinados produtos, em determinados Estados”.

Soja

Após a reunião do conselho, o secretário Neri Geller lembrou que as discussões sobre estoque são importantes “até no sentido de incentivar um pouco mais algumas culturas, como feijão, arroz, trigo”. Ele acrescentou que a produção de soja está alta e que não precisa de incentivo, porque muitos produtores estão migrando para a produção desse grão.

– O governo está atento para recompor os estoques e dar sustentação de preço para os produtores que necessitam, principalmente nas culturas que são necessárias para ir para mesa da sociedade brasileira – apontou.

Também estiveram no encontro o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; além de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 
 

Agência Estado
Sair da versão mobile