Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Governo quer leilão de Ferrogrão no 'mais tardar' no início de 2021

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que a pasta coloca todo o esforço para viabilizar o empreendimento

trilhos em ferovia
Foto: Pixabay

O projeto de ferrovia de 933 km que promete ser o principal centro de escoamento de grãos entre Mato Grosso e Pará, a Ferrogrão, pode ir a leilão ainda este ano e, no mais tardar, no início de 2021. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que a pasta coloca todo o esforço para viabilizar o empreendimento.

“Vamos ver se conseguimos fazer leilão no fim do ano, mais tardar início do ano que vem”, disse. O projeto, que tem R$ 7,3 bilhões de investimentos previstos, deve ser enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) ainda em maio, disse o ministro.

Freitas lembrou ainda que está previsto para ir a leilão neste ano o trecho da BR-163/230 que liga os Estados do Mato Grosso e Pará. O ministro explicou que essa concessão, com prazo de dez anos, é compatível com a entrada em operação da Ferrogrão, que precisa ser construída. Sobre os investimentos em rodovia, Freitas destacou ainda o projeto da Nova Dutra, que também deve ser enviado ao TCU em maio.

“Muita tecnologia de informação, muita terceira e quarta faixa, iluminação de led. Tenho certeza que vai ser uma licitação que vai gerar muito interesse”, disse o ministro, afirmando novamente que não houve perda de interesse do investidor em razão da crise. Segundo Freitas, para mitigar preocupações geradas pela pandemia, o ministério analisa a calibragem da matriz de risco, de olho na demanda e na taxa de retorno.

“A gente traz para os projetos todas as limitações de risco que fazem parte da preocupação dos investidores, calibra a taxa de retorno”, disse.

O ministro ressaltou ainda que alguns projetos rodoviários previstos para ir a leilão neste ano preveem uma novidade nas modelagens, como é o caso da BR-153/414/080, entre Goiás e Tocantins, e da BR-381/262 entre Minas Gerais e Espírito Santo. As duas estreiam o modelo híbrido de leilão, que mistura nos lances menor tarifa com valor de outorga.

Sair da versão mobile