Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo quer regularizar situação fundiária de 26 mil famílias de produtores rurais em dois anos

Programa inédito no país prevê criação de sistema de gestão territorialEm dois anos o governo federal espera regularizar a situação fundiária de 26 mil famílias de produtores rurais. O programa é inédito no país e prevê a criação de um sistema de gestão territorial.

A licitação para o programa de cadastro de terras e regularização fundiária em 41 municípios de cinco Estados está aberta até o dia 20 de novembro. A área total é de 3,6 milhões de hectares. A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é medir 66 mil imóveis.

? Vamos iniciar um processo de ações fundiárias. A metodologia se baseia numa varredura de 100% do município. Teremos o retrato de todas as propriedades e proprietários de imóveis ? detalha o secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Almeida.

Para gerenciar os dados coletados vai ser instalado um sistema de gestão territorial, que terá informações municipais e estaduais interligadas. Isso vai permitir a atualização constante das áreas que podem ser regularizadas.

Para a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), finalmente os posseiros da agricultura familiar que ocupam terras devolutas vão poder ter acesso às políticas públicas.

? A regularização fundiária de todo o país envolve cinco mil municípios e quase dois milhões de propriedades. Falar em 41 cidades é muito pouco, mas é importante começar. Espero que o governo possa dar prioridade a um programa como esse ? defende Paulo Caralo, diretor de Política Agrária e Meio Ambiente da entidade.

Sair da versão mobile