Mas já é possível ser encaminhado para uma vaga assim quer acontece a demissão. O ministério do Trabalho criou um sistema para inscrição e consulta de ofertas, onde também é possível acompanhar o processo de seleção.
A relações públicas Lara Galvão foi demitida após um ano produzindo eventos.
? Com isso a empresa está pagando tranquilamente, pagou a abertura do FGTS, os 40% de multa e eu tenho direito ao seguro-desemprego ? conta.
Para casos como o de Lara, o site Mais Emprego é bastante útil: reúne os cadastros de quem procura oportunidades em todo o país. Também traz informações sobre abono salarial, pedidos de benefícios e novas vagas. Para fazer parte do banco de dados e acessar as informações, basta ir a qualquer agência do SINE.
Assim que encaminha o Seguro Desemprego, o sistema já localiza uma nova vaga, compatível com ocupação e o salário anterior. Se o trabalhador recusar a oferta sem uma justificativa o pagamento do benefício pode ser cancelado.
? Isso é uma coisa que se vê com muito cuidado, tranquilidade. Eu duvido que vá ter algum trabalhador que vai recusar um emprego com o mesmo nível do que ele tinha para ficar recebendo o seguro-desemprego ? relata Rodolfo Torelly, diretor do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho.
Felizmente, Lara não precisou utilizar a ferramenta, já está empregada.
? Graças a Deus, nem entrei, mas ele vai ficar guardado para quando eu precisar.