Governo do Rio Grande do Sul libera comércio intermunicipal para produção de agricultores familiares

Novo sistema garante abertura de novos mercadosO governo do Rio Grande do Sul autorizou nesta quinta, dia 5, o comércio intermunicipal da produção dos agricultores familiares do Estado. Antes da medida, eles só podiam vender em seus municípios de origem. Com o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), os produtos de origem animal das agroindústrias vão passar por um teste de sanidade nos serviços de inspeção municipais e, se aprovados, ganham um selo de certificação que autoriza a venda.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, “o Susaf contribui para romper a muralha entre produtores familiares e consumidores, além de colocar em igualdade de condições as agroindústrias de diferentes portes, num processo de democratização econômica”.

Das oito mil agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul, 95% possuem autorização legal para comercializar os produtos dentro dos municípios de origem. Agora, as novas regras vão possibilitar uma abertura de mercado e gerar aumento de renda para os agricultores.